Skip to main content

Mais de metade das PME moçambicanas ainda não iniciou o processo de transformação digital

Notícia

Mais de metade das PME moçambicanas ainda não iniciou o processo de transformação digital

27 de Outubro 2023

Tempo de leitura: 5min

A PHC Software Moçambique, empresa que se dedica ao desenvolvimento de software de gestão, acaba de lançar o estudo “Digitalização da Gestão Empresarial em Moçambique”, com o objectivo de analisar o estado da arte de transformação digital das empresas moçambicanas. A pesquisa, que envolveu Pequenas e Médias Empresas (PME) localizadas nas principais capitais provinciais do país, nomeadamente Maputo, Sofala e Nampula, indica que 58% das PME moçambicanas ainda não iniciou o processo de transformação digital. Destas, 79,3% sequer tem uma estratégia delineada sobre esta matéria, ainda que já tenha pensado na necessidade de apostar no digital.

O estudo, realizado pela Intercampus, refere que a percepção do custo elevado da transformação figura entre as maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas moçambicanas no processo de digitalização das suas operações. Outro dos entraves à digitalização é, para 77% dos inqueridos, a falta de literacia e conhecimento da área. Grande parte das PME nacionais tem falta de formação no digital e carece de recursos humanos capacitados.

De acordo com o mesmo estudo, a dimensão das empresas e a resistência à mudança constituem também entraves à aceleração do processo de transformação digital.

Apesar dos desafios apontados, existe consciência dos benefícios que as ferramentas tecnológicas de gestão trazem às empresas. Segundo o estudo da PHC Software, as empresas reconhecem intenção em investir em várias as tecnologias, nos próximos anos, designadamente, ferramentas para o e-commerce, gestão de recursos humanos e soluções financeiras e de contabilidade. Outra das conclusões da pesquisa passa pelo facto de os gestores considerarem importante investir em tecnologias como CRM (gestor de relação com clientes) e tesouraria.

O estudo refere que durante a pandemia da Covid-19 foram registadas algumas mudanças estruturais nos hábitos e nos modelos de trabalho, obrigando as empresas a criarem soluções para sobreviverem perante a adversidade.

Sugere, também, que o atraso no processo de digitalização é motivado pelas limitações económicas e financeiras, visto que 71,3% das empresas abrangidas pela pesquisa tem níveis de facturação anual situados entre os 1.2 milhões e 10 milhões de meticais. Destas, 65% não deu sequer início ao processo de digitalização.

Por outro lado, o estudo realça o facto das empresas que investem na digitalização da gestão empresarial terem obtido melhores resultados, tanto na relação com os clientes, como no incremento do volume de negócios. Com efeito, 66,7% das empresas que efectuam vendas online afirma que o e-commerce tem um peso de até 25% da sua facturação.

A análise indica, ainda, que a aposta nos softwares de gestão tem sido um forte aliado das empresas no cumprimento dos deveres fiscais, ajudando-as a exercer boas práticas e a satisfazer as exigências legais e tributárias, particularmente as impostas pelas máquinas fiscais, apesar de as PME que estão abrangidas por esta obrigatoriedade fiscal reconhecerem não conhecer a norma.

A PHC Software acredita que a gestão é um motor de felicidade e que empresas bem geridas conseguem melhores resultados e maior produtividade. Os softwares de gestão empresarial são ferramentas essenciais no processo de digitalização das empresas, permitindo criar um ecossistema onde colaboradores têm uma melhor experiência de trabalho e os clientes têm melhores produtos. Fomentam, também, um maior rigor e transparência nas organizações, factores fundamentais nas diferentes áreas de investimento.

  Thank you for Signing Up

Descarregue já o Guia para a digitalização da gestão empresarial em Moçambique

  Please correct the marked field(s) below.Nome *1,true,1,First Name,2Email *1,true,6,Lead Email,2Origem 1,false,1,Origem,2*Campos de preenchimento obrigatórioLi e aceito, a Politica de Privacidade e os Termos e Condições de uso 

Voltar atrás

Artigos relacionados

Leave a Reply

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.
Pedir demo PHC CS